Nas últimas décadas, a comunidade científica tem dado a relevância a outra parte da oliveira: a folha, à qual atribui propriedades benéficas capazes de melhorar o bem-estar a diversos níveis, tradicionalmente o extrato de folha de oliveira está associado a varias propriedades benéficas.
Ajuda a diminuir a tensão arterial (sistolica e diastolica), sendo útil em casos de hipertensão ligeira no sistema circulatório e na arteriosclerose.
Alguns estudos revelam que a oleuropeina inibe a oxidação do colesterol, contribui para a arterosclerose.
Experimental e clinicamente foram ainda reconhecidas ao extrato de folha de oliveira propriedades de diuréticas e hipoglicemiantes (baixa os níveis de açúcar no sangue), desta forma, recomenda-se nos casos em que pretende aumentar a diurese e as funções de eliminação renal e digestiva, podendo ser empregado nas cistites, por exemplo, é também utilizado como auxiliar no tratamento de certas diabetes.
Pode-se usufruir dos benefícios da folha de oliveira através de infusão, por exemplo, no caso de hipertensão arterial: coloque 20 folhas de oliveira em água a ferver e deixe infundir durante 10 minutos.

Fonte: http://www.almojanda.pt/

Chá da Folha da Oliveira

INDICAÇÃO: O chá das Folhas de Oliveira têm sido usado desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, antioxidantes, colesterol, hipertensão e radicais livres.

COMO FAZER: 3 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.

COMO BEBER: Tomar 3 a 4 xícaras ao dia.

Fonte: http://www.chaecia.com.br