Produtores de oliveiras estudam compra de máquinas



Os produtores da Associação dos Olivicultores se reuniram na segunda-feira, dia 13, na Associação Comercial e Industrial de Caçapava (Acic) para discutir ações da próxima colheita, entre elas a compra de uma máquina para processamento das olivas.

Segundo o técnico da Emater Edison Dorneles, responsável pela assistência aos olivicultores, o produtor José Aued, proprietário do sítio Olivas do Sul, de Cachoeira, tem uma máquina para o processamento das azeitonas. Este ano a safra dos produtores de Caçapava, que totalizou 43 toneladas, foi processada por ele. Apenas três produtores colheram e processaram suas frutas.

Na reunião ficou combinado que serão feitos orçamentos para compra do equipamento, visando a instalação em Caçapava, que é sede da Associação. A partir dos orçamentos será realizado um levantamento para saber quais produtores têm interesse em participar da compra. Um problema apontado pelos produtores foi a falta de mão-de-obra para a colheita.

- Trabalhadores saem de Caçapava, quase atravessam o Estado para atuar na colheita da maçã em Vacaria. Mas para trabalhar na safra das oliveiras não encontramos ninguém - declarou um produtor. Mairo Menezes, presidente da Associação, disse que Caçapava é o município com maior área cultivada de oliveiras, porém a cultura está estagnada e é preciso disseminá-la.

Fonte: Gazeta de Caçapava