Expectativa de colher 45 toneladas de azeitona


Nesta quarta-feira, dia 21, teve início a 3ª Colheita da Azeitona em Caçapava do Sul. Ao todo serão 50 dias de trabalho para completar a colheita de 17 mil pés, situados em 15 hectares de plantação na Vila Progresso. A informação é da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Na manhã de hoje, o prefeito Zauri Tiaraju de Castro, o secretário da Agropecuária, Indústria e Comércio (Seagropic) José Ivan Menezes Soares e Secretário da Cultura e Turismo (Secultur) Nilberto Ricalde de Freitas, acompanharam o começo dos trabalhos.

A colheita é realizada por 11 pessoas e a previsão colher 45 toneladas da fruta. Segundo a responsável pela produção Rosimara Alves, a colheita de mil pés de azeitona será para consumo e o restante para a produção do óleo.

Rosimara informou que na primeira colheita foram 10 toneladas e na segunda 40 toneladas foram colhidas. Na oportunidade o prefeito Tiaraju destacou que está em negociação a liberação de uma verba de R$ 200 mil do governo do Estado para aquisição do maquinário para extração do óleo.

O projeto para compra do equipamento será por meio de convênio entre Estado e Município e a máquina será disponibilizada para a produção de azeite, através da Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil(OLISUL).