Produção de Oliveiras tem destino incerto


A dúvida do professor e produtor de oliveiras Luiz Hugo Burin também preocupa outros produtores do município: o que fazer com a produção, já que a safra inicia ainda este mês.

Na propriedade de 2,5 hectares, localizada na Estrada da Aviação, os pés carregados e as frutas maduras significam que estão prontas para a colheita. Burin planta a variedade arbequina, própria para produzir azeite.

O professor faz parte do grupo de produtores que em 2005 acreditou na ideia e plantou as primeiras mudas. Ele conta que somente em 2010 colheu as primeiras frutas, e que em 2011 não fez a colheita. Neste ano aguarda, junto com a associação dos olivicultores, uma maneira mais proveitosa e com menos custos de viabilizar a safra.

O olivicultor conta com a assessoria de técnicos da Emater e da Embrapa e diz que a produção deste ano será maior devido ao aprimoramento. As oliveiras foram adubadas com boro, uma substância que auxilia no pleno desenvolvimento da planta.

- A cada colheita vamos aprimorando o processo de produção. Quando iniciamos, o produtor Guajará Oliveira contribuiu com os conhecimentos adquiridos em suas viagens. Como ele e o José Alberto Aued, olivicultor de Cachoeira, foram uns dos pioneiros e possuem a máquina para extrair o azeite, dependemos da disponibilidade deles para processarmos nossa colheita. Pretendo colher 500 quilos da fruta e fazer conserva de uma pequena quantidade, pelo menos para consumo próprio – contou o produtor.

A plantação de oliveiras não sofreu com a estiagem deste ano, já que na propriedade há dois açudes usados para irrigação.

- Quando plantamos as mudas em 2005, houve uma das maiores secas, mas não perdemos nenhuma muda por falta de água - disse Burin.
A associação dos olivicultores pleiteia a aquisição de uma máquina para extração do azeite. A expectativa é de contar com o equipamento para a próxima colheita. O município disponibilizou um terreno no distrito industrial para instalação da máquina, que beneficiará dezenas de produtores.



Gazeta
19/03/2012