Mainardi destaca potencial da olivicultura no Estado do RS
Abertura Oficial da colheita da oliva

A potencialidade da cultura da oliveira está aprovada no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Sul. A afirmação é do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que representou o governador Tarso Genro nesta quarta-feira à tarde, em Caçapava do Sul, no ato da abertura oficial da Colheita da Oliva no Estado, evento que também serviu para marcar a inauguração da unidade industrial de extração do azeite de oliva da empresa Tecnoplanta.
Conforme o secretário, há um mercado potencial de 15 milhões de consumidores no País que importa mais de 60 mil toneladas do produto por ano. “Temos solo e clima favoráveis ao desenvolvimento das oliveiras, as indústrias estão se instalando, e nós devemos aprofundar o debate na Câmara Setorial para, em conjunto, construir políticas de apoio a este setor”, defendeu Mainardi.
O secretário pregou, ainda, que os gaúchos devem ter compromisso de produzir um azeite de qualidade e antecipou que a Secretaria da Agricultura, através da sua Divisão de Defesa Sanitária Vegetal, exercerá seu papel de controle sanitário e que é necessário começar a se pensar na certificação da oliva gaúcha.
Ao finalizar, Mainardi disse de sua felicidade em estar participando da inauguração de uma nova planta industrial, com capacidade para processar 900 quilos de frutas por hora, 24h por dia, e de estar presente no município que foi um dos desbravadores neste segundo ciclo da planta no Estado.

Fonte: http://www.agricultura.rs.gov.br/