Começa a colheita da oliva em Caçapava do Sul
Município é um dos maiores produtores de oliva do Brasil

Na tarde desta sexta-feira, dia 07, o Secretário de Agropecuária do Município, Lucio Moreira realizou algumas visitas pelo interior de Caçapava do Sul, para acompanhar o andamento da colheita de oliva no Município, que teve inicio na segunda quinzena de fevereiro e deve se estender ainda até a metade do mês de março.

Em 2013, Caçapava sediou a 2º abertura da colheita de olivas do Estado e a inauguração da primeira indústria de azeite de oliva de grande porte da região, que fica localizada na Vila Progresso.

Desta forma, em 2014 a empresa Tecnoplanta, proprietária da indústria já está realizando a sua colheita e processando o azeite que é o Prosperato, que está sendo comercializado em Caçapava. Com isso, vários produtores estão encaminhando a sua azeitona até a indústria para a empresa fazer todo o processo e o produtor comercializar o seu azeite ou entrar em acordo com a empresa para comprar a produção.

No caso da Farmacêutica, Rosane Abdala, toda a sua produção está sendo encaminhada para a Indústria da Vila Progresso, mas ela optou em fazer a comercialização, com uma marca própria do azeite, que no caso será “Azeite São José”. Rosane contratou durante a colheita mais de 21 trabalhadores, que deve ainda durar cerca de duas semanas.

Um dos produtores pioneiros de oliveira em Caçapava é Guajará Oliveira, que possui uma grande produção da fruta no Cerro dos Olivais.

Na última semana, o Secretário Lucio Moreira foi receber a máquina de produção que veio do governo Federal para a Associação dos Produtores de Oliva de Caçapava. A máquina será colocada em um lugar adequado para uso exclusivo da Associação.